p1100157_w2000

O que é Glaucoma?

O Glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Trata-se de um conjunto de doenças que levam ao dano do nervo óptico, uma das principais estruturas do olho, responsável pela visão. Nessa doença, o campo de visão é comprometido de maneira crônica e progressiva, e pode levar à cegueira se não for tratada.

Qualquer pessoa pode ter glaucoma?

Sim, qualquer pessoa pode ter glaucoma, porém esta doença é mais frequente em pessoas com histórico familiar de glaucoma, idosos, pessoas de raça negra e indivíduos com a pressão interna do olho elevada.

Como deve ser o tratamento?

Somente o seu oftalmologista poderá indicar o melhor tratamento para o seu glaucoma, pois cada paciente apresenta uma necessidade. Porém sabemos que o principal objetivo deve ser o controle da doença, não permitindo a sua progressão. Isso poderá ser feito através de colírios, ou em último caso, cirurgias.

Pressão intraocular e pressão arterial, são a mesma coisa?

Não. A pressão intraocular existe e atua apenas dentro dos nossos olhos e a pressão arterial existe e atua apenas nos vasos sanguíneos.

Fui diagnosticado com glaucoma. Devo mudar minha alimentação?

Atualmente não há nenhum estudo que comprove alterações na doença por conta da alimentação.

Como agem os medicamentos utilizados para o glaucoma?

Geralmente os pacientes diagnosticados com glaucoma fazem uso de colídios, com o objetivo de baixar a pressão interna do olho. Estes medicamentos atuam diretamente em um líquido que circula dentro dos olhos, chamado de Humor Aquoso. O colírio poderá agir diminuindo a produção ou aumentando a sua drenagem.

Os colírios podem apresentar algum efeito colateral?

Sim, mas os efeitos podem mudar de um colírio par ao outro. Os efeitos mais comuns são: olho vermelho, ardor, coceira, faltar de ar e arritmias. Converse com o seu oftalmologista e peça informações sobre os efeitos colaterais do seu medicamento.