desloca_retina[1]

Causas e Sintomas

descolamento-retina2-300x259[1]A maior parte dos problemas de Descolamento de Retina é provocada por  pequenos buracos na retina. Esses buracos podem ser provocados por uma retração de vítreo, substância gelatinosa que preenche o globo ocular.

Essa retração do vítreo pode ocorrer devido ao processo natural de envelhecimento, que normalmente não provoca danos à retina. No entanto, inflamações, ferimentos ou crescimento anormal do olho podem também provocar a retração e, nesse caso, representa um risco à sua visão. O diabetes é outra causa  de descolamento.

O Descolamento de Retina, nos seus estágios iniciais, provoca pequenas alterações na visão periférica, como o surgimento de sombras escuras, que podem progredir em menos de 24 horas.

Com o agravamento da doença, o Descolamento de Retina irá provocar o embaraçamento da visão central, e pode resultar em significativa perda  visual, a menos que seja tratado o mais rápido possível.

Diagnóstico

Um Descolamento de Retina só pode ser diagnosticado pela observação da parte  interna do olho. No entanto, quando notado algum sintoma de descolamento o mais rápido possível. O oftalmologista analisa o interior do olho com o auxílio de aparelhagem especial, como o oftalmoscópio, lentes de contato e ultrassom.

Tratamento

Se houver ruptura de retina, mas ainda não houve o Descolamento, esse pode ser evitado com um tratamento imediato, através de fotocoagulação retiniana com Laser.

No entanto, quando se dá o Descolamento, este pode ser revertido com tratamento cirúrgico. Há diversos procedimentos cirúrgicos par se reverter o Descolamento. O mais apropriado será determinado dependendo da gravidade do quadro e do julgamento do oftalmologista.

Em casos mais complexos de Descolamento de Retina, será necessário usar a técnica chamada vitrectomia. Essa operação consistem em remover a parte contraída do vítreo para fora do olho. Quando necessário, o vítreo retirado será substituído por solução balanceada apropriada, preenchendo
a cavidade ocular.

Mais de 90% dos casos de descolamento de retina podem ser resolvidos através de intervenção cirúrgica.