img_OlhoSeco

Saiba mais sobre o Olho Seco

O que é o Olho Seco?

A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, limpar e proteger os olhos das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos.

Uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima pode provocar o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. Esta condição é conhecida como Síndrome do Olho Seco.

Dicas básicas para aliviar os sintomas do Olho Seco

1. Pisque regularmente
2. Use um umidificador em casa ou no seu local de trabalho.
3. Use óculos de sol ao ar livre, especialmente aqueles com envoltório, para reduzir a exposição ao vento e ao sol.
4. Não esfregue os olhos – mesmo que possa sentir-se bem temporariamente, pode irritar os olhos
5. Utilize lubrificantes oculares. Eles ajudam no alívio dos sintomas, e geralmente não costumam ter efeitos adversos.

Blefarite – Saiba mais sobre isso…

Segundo as estatísticas, cerca de dois terços dos pacientes que passam em consultas oftalmológicas apresentam algum grau de inflamação nas pálpebras. A conjuntivite é a doença ocular mais comum e a causa pode ser desde uma simples irritação decorrente da poluição do ar ou da toxicidade de um colírio, passando por alergias e queimaduras por agentes físicos ou químicos e até por infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos.

Estudos científicos recentes tem demonstrado que uma boa higiene das pálpebras e dos cílios, contribuem de forma significativa no tratamento de todas as inflamações palpebrais, além de diminuir o risco de complicações em diversas cirurgias oftalmológicas. Em função disso a higiene das pálpebras é atualmente uma etapa essencial no tratamento de diversas doenças. A higienização diária da pele que recobre os olhos e dos cílios tem demonstrado ser eficaz na prevenção das inflamações palpebrais e para isso a indústria farmacêutica vem desenvolvendo produtos cada vez mais adequados.